Diálogos

Palestra de Abertura do Festival mUSIKaCUSTika 2011

A tradição da escuta, em seus diversos níveis, ao longo  da História garantiu que conhecimentos essenciais chegassem até nossos dias. Tanto quanto a enunciação, o discursar, a narrativa, o ouvir generaliza essas mesmas formas de comunicar num aspecto que se reduz, sendo comum a todos em volta,  e ao mesmo tempo multiplica-se através das diferentes leituras que se estabelecem. Nos tempos atuais os “aparelhos” como representantes das tecnologias, têm sido disponibilizados em ângulos estreitos de suas finalidades, no que esses mesmos poucos ângulos edificam um entrave que é ao mesmo tempo sólido e invisível. A “surdez” e a “miopia” do que é amplo, do detalhe, do que é diverso, colorido, polifônico, da oralidade. Nesse sentido as palestras do Diálogos têm como tema principal um questionamento: Qual o lugar do músico de instrumento acústico em uma sociedade eletrônica?

A série diálogos consiste em palestras sobre a insersão social do músico de instrumento acústico,  abordando as contradições e multiplos aspectos culturais que participam do ambiente de atuação dos mesmos, as varias óticas e conceitos que permeiam na visão que as pessoas têm da música  e dos estilos musicais ,  que pensam os próprios músicos arrespeito da condição e insersão de sua atividade nas práticas humanas, dentre muitos outros aspectos.



Abertura do Festival mUSIKaCUSTika
Local: Memorial Dr. Régis Pacheco, Pça. Tancredo Neves, 191, Centro, Vit. da Conquista-Ba
Dia 22/09 às 18:30h.


Composição da mesa: 
Nivea Lazaro dos Santos (etnomusicóloga - RJ, mestre/UFF),  Raimundo Áquila (artista plástico/esteta - BA doutorando/UFBa) Uibitu Smetak (violinista e compositor - UFBa / OSBA).



Um comentário:

  1. eu acho que é bonito, mas deve ser difícil pra vocês tocarem esses instrumentos aqui na Bahia, porque o povo gosta mais de axé e forró né.

    ResponderExcluir